Vivências da espiritualidade em mulheres brasileiras e britânicas praticantes de Tai Chi Chuan
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.65433Palabras clave:
espiritualidade, religiosidade, Tai Chi Chuan, mulheres, psicologia da religiãoResumen
Apresenta-se pesquisa desenvolvida com mulheres brasileiras e britânicas praticantes de Tai Chi Chuan (TCC) cujo objetivo foi identificar suas vivências da espiritualidade, pautando-se nas contribuições de Husserl e Merleau-Ponty para se compreender as relações entre espiritualidade e corporeidade. Foram entrevistadas, em profundidade, doze mulheres (seis brasileiras e seis britânicas), sendo que este recorte foi focado sobre os temas eixos: “vivência e concepção do TCC” e “vivência e concepção de espiritualidade”. As entrevistas - gravadas, transcritas e revisadas - foram analisadas segundo metodologia fenomenológica de Giorgi. Os resultados mostram que as praticantes de TCC o valorizam profundamente em suas vidas e o associam a uma série de benefícios físicos, mentais e existenciais. Suas concepções e vivências da espiritualidade, ainda que mescladas numa teodiceia ocidental, tendem a ser bastante influenciadas e eventualmente substituídas por paradigmas orientais, integrando-se à vivência corporal, em consonância com o que Campbel chamou de “orientalização do Ocidente”.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
