Religião e espiritualidade no curso de psicologia: revisão sistemática de estudos empíricos

Autores

  • Karine Costa Lima Pereira Universidade Federal do Paraná
  • Adriano Furtado Holanda Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.65373

Palavras-chave:

estudantes de psicologia, formação do psicólogo, psicologia da religião, espiritualidade, religião

Resumo

A revisão apresenta um panorama da literatura nacional que trata da vivência espiritual/religiosa de graduandos no contexto da formação científico-acadêmica do psicólogo. O objetivo foi delinear e analisar pesquisas empíricas sobre a relação entre estudantes, espiritualidade, religião e formação nos cursos de psicologia do país. Realizou-se uma busca nas bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Eletronic Library Online, Periódicos Eletrônicos em Psicologia, e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, sendo selecionados e analisados 11 estudos, no período de 2002 a 2017. Observou-se um número reduzido de publicações, especialmente no formato de artigo. A maioria das pesquisas é oriunda de instituições de ensino confessionais e de Programas de Pós-graduação em Psicologia. Verificou-se que estudantes de psicologia tendem a apresentar índices menores de bem-estar espiritual quando comparados a outros estudantes universitários. Formandos de diferentes regiões do país mencionam sentir dificuldade e insegurança quando o assunto se apresenta na clínica. Questionam sobre a postura ética adequada; sentem medo de influenciar o paciente, de revelar a religião pessoal e não saber lidar com suas próprias crenças. Admitem falta de conhecimento e manejo teórico-clínico; e a dificuldade ou impedimento de abordar tais questões com professores e supervisores de estágio.

Downloads

Publicado

23-08-2019

Como Citar

Pereira, K. C. L., & Holanda, A. F. (2019). Religião e espiritualidade no curso de psicologia: revisão sistemática de estudos empíricos. Interação Em Psicologia, 23(2). https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.65373

Edição

Seção

Seção especial