Tecnologias da informação e comunicação em adolescentes, práticas parentais e percepção de clima escolar: Uma abordagem multinível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.64907

Palavras-chave:

Adolescência, tecnologia da informação, internet

Resumo

O presente estudo, quantitativo e transversal, avaliou o perfil de uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) entre adolescentes escolares, por meio de uma perspectiva multinível. Assim, possíveis diferenças no uso de TICs em relação à idade e o sexo dos participantes, bem como variações no perfil de uso de TICs quanto aos níveis de supervisão parental foram consideradas. Ainda, investigou-se em que medida o uso de TICs variou de acordo com as percepções sobre clima escolar por parte dos jovens. Participaram 367 adolescentes (55,6% meninas) que responderam a um instrumento de autorrelato. Os resultados mostraram diferenças entre o gênero e a idade dos participantes quanto o perfil de uso e no recebimento de práticas parentais sobre o uso de TICs. Diferenças quanto ao uso de TICs em relação com a percepção de clima escolar foram detectadas. Em síntese, o estudo sugere que a promoção de práticas educativas proativas de supervisão do uso de TICs pode trazer impactos positivos para o desenvolvimento sadio do adolescente.

Biografia do Autor

Guilherme Welter Wendt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Psicologia pela Universidade de Londres. Professor Adjunto de Psicologia e Criminologia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Marli Appel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicóloga (PUCSP). Doutora em Psicologia pela PUCRS.

Silvia Koller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga e Doutora em Educação (PUCRS). Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

30-04-2020

Como Citar

Welter Wendt, G., Appel, M., & Koller, S. (2020). Tecnologias da informação e comunicação em adolescentes, práticas parentais e percepção de clima escolar: Uma abordagem multinível. Interação Em Psicologia, 24(1). https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.64907

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa