Avaliação de um programa informatizado para promoção do repertório de ler com compreensão
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.64669Palabras clave:
programa de ensino, leitura com compreensão, fluência de leitura, análise do comportamento, criançasResumen
A leitura está presente em várias situações do cotidiano, como na aquisição de conteúdos acadêmicos e em situações práticas do dia-a-dia, portanto, quem a compreende apresenta maior autonomia para interagir com o ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do Módulo 3, parte do Currículo de Ensino “Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos”, na promoção da leitura com compreensão e da fluência de leitura. O Módulo 3 era composto por 15 livros com a finalidade de promover comportamentos de identificar fatos explícitos nos textos, fazer inferências, identificar o tema da história e aprender vocabulário contextual. Participaram do estudo 11 crianças do ensino fundamental, separadas em grupo controle e experimental. Foram utilizadas medidas de compreensão textual e de fluência de leitura antes e após o procedimento de ensino, as quais foram analisadas com o programa estatístico R Core Team. Foi demonstrado aumento significativo na medida de compreensão de textos para as crianças do grupo experimental, quando comparados os resultados com o grupo controle. Sobre a fluência de leitura, não houve diferença significativa entre as medidas na comparação entre os grupos, entretanto o grupo experimental apresentou aumento significativo da medida quando comparado com ele mesmo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
