Avaliação de um programa informatizado para promoção do repertório de ler com compreensão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.64669

Palabras clave:

programa de ensino, leitura com compreensão, fluência de leitura, análise do comportamento, crianças

Resumen

A leitura está presente em várias situações do cotidiano, como na aquisição de conteúdos acadêmicos e em situações práticas do dia-a-dia, portanto, quem a compreende apresenta maior autonomia para interagir com o ambiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência do Módulo 3, parte do Currículo de Ensino “Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos”, na promoção da leitura com compreensão e da fluência de leitura. O Módulo 3 era composto por 15 livros com a finalidade de promover comportamentos de identificar fatos explícitos nos textos, fazer inferências, identificar o tema da história e aprender vocabulário contextual. Participaram do estudo 11 crianças do ensino fundamental, separadas em grupo controle e experimental. Foram utilizadas medidas de compreensão textual e de fluência de leitura antes e após o procedimento de ensino, as quais foram analisadas com o programa estatístico R Core Team. Foi demonstrado aumento significativo na medida de compreensão de textos para as crianças do grupo experimental, quando comparados os resultados com o grupo controle. Sobre a fluência de leitura, não houve diferença significativa entre as medidas na comparação entre os grupos, entretanto o grupo experimental apresentou aumento significativo da medida quando comparado com ele mesmo.

Biografía del autor/a

Marcelle Teixeira Bertini, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como pesquisadora assistente pelo projeto de pesquisa "Rede Paranaense para Controle do Tabaco em Mulheres, Brasil II" (University of Alabama at Birmingham – US, Universidade Estadual de Londrina e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná), e atualmente atua como psicóloga clínica. Área de atuação: Análise do Comportamento aplicada a contextos de saúde e da clínica psicológica.

Camila Muchon de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio sanduíche durante o doutoramento na University of South Australia, sob a orientação do prof. PhD. Bernard Guerin. Com Pós-doutorado no Instituto Nacional sobre o Comportamento, Cognição e Ensino, na Universidade Federal de São Carlos, sob supervisão do prof. PhD. Júlio de Rose. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. É professora credenciada e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL. É editora associada dos periódicos: Acta Comportamentalia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento. Desde de 2018 é membro do Think Tank sobre cultura e Análise do Comportamento, grupo de pesquisadores de universidades brasileiras (UNB, USP, PUC/SP, UFPA, UFSCar, UNIVASF, UniRV, UFG e UEL) e estrangeiras (UNT/University of North Texas, OSLOMET/Oslo Metropolitan University, UNR/University of Nevada). Tem experiência na área de Epistemologia da Psicologia, Fundamentos do Behaviorismo Radical e na Análise Comportamental da Cultura. Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: Behaviorismo Radical, cultura, ciência, ética, tecnologia do comportamento e no desenvolvimento de intervenções culturais para problemas sociais.

Publicado

2021-04-27

Cómo citar

Teixeira Bertini, M., & Muchon de Melo, C. (2021). Avaliação de um programa informatizado para promoção do repertório de ler com compreensão. Interação Em Psicologia, 25(1). https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.64669

Número

Sección

Relatos de Pesquisa