Formação e ética em Avaliação Psicológica: Análise das infrações de profissionais de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.64524

Palavras-chave:

ética profissional, formação profissional, avaliação psicológica

Resumo

O psicólogo tem a possibilidade de atuar em diversos campos e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) juntamente com os Conselhos Regionais são responsáveis pelos processos éticos da profissão. Dessa forma, verificou-se a relevância de analisar os tipos de ocorrências éticas que foram cometidas por esses profissionais. Para isso, buscou-se pelos processos éticos nos Jornais do Conselho Federal de Psicologia nos anos de 2010 a 2018. Encontrou-se 14 Jornais, sendo um excluído por não apresentar o campo de processos éticos, totalizando 178 infrações. Os Jornais foram classificados segundo à ementa da infração, região de origem da ocorrência e decisão tomada pelos Conselhos. Verificou-se que 40% das infrações ocorreram em São Paulo e que a maioria das infrações se referia às ocorrências com ementas não especificadas (47,2%) e à Avaliação Psicológica de maneira geral (31,7%), que incluiu ementas referentes a essa temática, como facilitar a aplicação de testes psicológicos por não psicólogo, irregularidade em Avaliação Psicológica, laudo mal elaborado, entre outros. As principais decisões dos Conselhos foram advertência e arquivamento dos processos. Concluiu-se que uma formação contínua e de qualidade é uma ferramenta essencial para que os profissionais busquem uma atuação pautada nos princípios éticos que regem a profissão.

Biografia do Autor

Thicianne Malheiros da Costa, Universidade Federal do Ceará

Professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (2016). Psicóloga graduada pela UFC (2013), com ênfase em Processos Clínicos e Atenção à Saúde. 

Gabriel Vitor Acioly Gomes, Universidade São Francisco

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) com área de concentração em Formação de Professores. Atualmente é aluno do doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF).

Aryadna Albuquerque Costa, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Thays Martins de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Kayline Macedo Melo, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Psicologia na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Costa, T. M. da, Gomes, G. V. A., Costa, A. A., Lima, T. M. de, & Melo, K. M. (2021). Formação e ética em Avaliação Psicológica: Análise das infrações de profissionais de Psicologia. Interação Em Psicologia, 25(3). https://doi.org/10.5380/riep.v25i3.64524