Serei Aceito? Estudo Exploratório Sobre as Vivências Emocionais do Segundo Psicoterapeuta
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.61231Palavras-chave:
contratransferência, emoções, fato clínico, serviço-escola, troca de terapeuta.Resumo
Durante a graduação, os acadêmicos de Psicologia realizam estágios obrigatórios nos serviços-escola das universidades, incluindo a modalidade de atendimento em psicoterapia individual. A relação transferencial estabelecida é atravessada por emoções advindas tanto do paciente quanto do psicoterapeuta, que podem contribuir tanto para o estabelecimento da aliança terapêutica quanto para o abandono do processo terapêutico. A transferência e a contratransferência têm sido abordadas pelos psicanalistas e psicoterapeutas em diversas publicações, mas percebe-se uma escassez de estudos sobre as emoções dos psicoterapeutas decorrentes da troca de terapeutas. O presente estudo visa identificar as emoções vivenciadas por psicoterapeutas aprendizes que assumiram casos de pacientes atendidos anteriormente por outros estagiários. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio da construção de fato clínico psicanalítico, a partir da análise dos relatos pós-sessão do atendimento em psicoterapia psicanalítica de três pacientes. As emoções vivenciadas e relatadas pelos psicoterapeutas decorrentes da troca de terapeutas foram destacadas e analisadas como fatos clínicos psicanalíticos: preocupação em ser aceita e medo de ser rejeitada.
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