Open Journal Systems

Serei Aceito? Estudo Exploratório Sobre as Vivências Emocionais do Segundo Psicoterapeuta

Amanda de Medeiros Silva, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos Reis, Felipe de Souza Barbeiro

Resumo


Durante a graduação, os acadêmicos de Psicologia realizam estágios obrigatórios nos serviços-escola das universidades, incluindo a modalidade de atendimento em psicoterapia individual. A relação transferencial estabelecida é atravessada por emoções advindas tanto do paciente quanto do psicoterapeuta, que podem contribuir tanto para o estabelecimento da aliança terapêutica quanto para o abandono do processo terapêutico. A transferência e a contratransferência têm sido abordadas pelos psicanalistas e psicoterapeutas em diversas publicações, mas percebe-se uma escassez de estudos sobre as emoções dos psicoterapeutas decorrentes da troca de terapeutas. O presente estudo visa identificar as emoções vivenciadas por psicoterapeutas aprendizes que assumiram casos de pacientes atendidos anteriormente por outros estagiários. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio da construção de fato clínico psicanalítico, a partir da análise dos relatos pós-sessão do atendimento em psicoterapia psicanalítica de três pacientes. As emoções vivenciadas e relatadas pelos psicoterapeutas decorrentes da troca de terapeutas foram destacadas e analisadas como fatos clínicos psicanalíticos:  preocupação em ser aceita e medo de ser rejeitada.


Palavras-chave


contratransferência; emoções; fato clínico; serviço-escola; troca de terapeuta.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i1.61231