Adaptação parental ao filho com deficiência: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.60759

Palavras-chave:

Família, Adaptação Psicológica, Crianças com Deficiência

Resumo

Quando nasce uma criança com deficiência, é necessária a reidealização do filho para que os pais possam lidar com as suas limitações e atender as suas demandas, resultando em uma adaptação parental adequada ao filho real. O presente artigo objetivou realizar uma revisão sistemática sobre a adaptação parental. Para tanto, investigaram-se as bases de dados Pubmed, BVS, Scopus e Cochrane, utilizando os termos Family adaptation, family impact, disabled children, no período de agosto a setembro de 2017. Foram analisados 21 artigos completos. Os resultados apontam que as famílias com um(a) filho(a) com alguma deficiência enfrentam inúmeros desafios, afetando diretamente a adaptação familiar e as estratégias de enfrentamento. Foram elaboradas três categorias para apresentar os resultados: impacto familiar ante o diagnóstico da deficiência; estados emocionais parentais e consequências sociais; fatores que interferem na adaptação familiar e nas estratégias de enfrentamento. Foi possível concluir que são aspectos centrais na adaptação parental: a) a identificação precoce de fatores positivos e negativos que impactam no processo de reidealização do filho; b) a abordagem interventiva precoce centrada na família, que considere esses fatores objetivando a busca de um enfrentamento focado na resolução de problemas; c) a criação de condições sociais de apoio às famílias.

Biografia do Autor

Angélica Dotto Londero, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) lotada no Departamento de Psicologia.

Doutoranda no Programa de pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana (PPGDCH-UFSM).

 

 

Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Pós-doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou aulas nos cursos de graduação em Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Porto Alegre (IMEC) e na Universidade Luterana do Brasil, no programa de pós-graduação em distúrbios da comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, e no curso de graduação e mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo, no tema de psicolingüística na graduação e análise do texto falado no mestrado. Atualmente é professora do quadro efetivo do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria ministrando disciplinas da área de linguagem e do campo comunitário nos cursos de graduação em Fonoaudiologia e nos Programas de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana e de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria.

Inaê Costa Rechia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialização em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência: abordagem interdisciplinar (Lydia Coriat/Faculdade Dom Alberto) (2009), Mestrado (2009), Doutorado (2016) e Pós-Doutorado (2017) em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Substituta na Área de Audiologia (UFSM). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em AUDIOLOGIA CLÍNICA. Atua principalmente nos seguintes temas: audiologia clínica, habilitação e reabilitação auditiva, eletrofisiologia e linguagem.

Antônia Motta Roth Jobim van Hoogstraten, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

estre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Formada em Psicologia desde janeiro de 2013 pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria, RS. Com Especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Luterana do Brasil em Santa Maria, RS, desde 2015. Trabalhou com a Clínica Psicanalítica em consultório particular entre maio de 2013 e maio de 2017.

Vítor Daniel Franco, Universidade de ÉvoraAdaptação parental ao filho com deficiência: revisão sistemática da literatura

Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Evora (Portugal), trabalha, investiga e ensina nos domínios do Desenvolvimento Infantl, Psicopatologia e Psicoterapia de Crianças e Intervenção Precoce.

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Publicado

31-08-2021

Como Citar

Londero, A. D., de Souza, A. P. R., Rechia, I. C., van Hoogstraten, A. M. R. J., & Franco, V. D. (2021). Adaptação parental ao filho com deficiência: revisão sistemática da literatura. Interação Em Psicologia, 25(2). https://doi.org/10.5380/riep.v25i2.60759

Edição

Seção

Revisões Sistemáticas da Literatura