Um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.59972

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Pessoas com deficiência, Inclusão social

Resumo

O objetivo do presente artigo foi investigar o processo da inclusão das pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho brasileiro averiguando os motivos do envolvimento de empresas na contratação destas pessoas, a relação entre o discurso de inclusão e a aplicação da Lei de nº 8.213 e, a rotina desses funcionários no cotidiano da empresa. Para isso, um roteiro de entrevista foi enviado por meio digital à 162 empresas clientes de uma plataforma online de anúncio de vagas de emprego para PCD. As respostas apontaram que 75% das justificativas para a contratação de pessoas com deficiência se referem ao cumprimento da cota exigida por lei de funcionários com deficiência. Constatou-se que nestas empresas os funcionários com deficiência ocupam uma parcela próxima a exigência mínima requerida pela lei. A análise do discurso indicou que esses dados refletem uma falta de confiança das empresas na capacidade produtiva das PCD. Conclui-se que o amparo legal por si só não é suficiente para a inclusão da PCD no mercado de trabalho, é preciso que as empresas se empenhem na promoção de ajustes ambientais e atitudinais em favor das PCD.

Biografia do Autor

Marwin Machay Indio do Brasil do Carmo, Graduando do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Tecnologia em Processos Quimicos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(2013). Graduando de Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com previsão de conclusão em 2018. Atualmente é bolista do Estágio Interno Complementar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Estagiário no Serviço de Psicologia Aplicada (abordagem Terapia Cognitivo Comportamental) e integrante do Projeto de Extensão: PPHS - Programa de Promoção das Habilidades Sociais de alunos sem fala articulada tendo graduandos em Psicologia como interlocutores. 

Clarissa Garcia Gilla, Graduanda do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com previsão de conclusão em 2018. Estagiária no Serviço de Psicologia Aplicada (abordagem Terapia Cognitivo Comportamental) e integrante do Projeto de Extensão: PPHS - Programa de Promoção das Habilidades Sociais de alunos sem fala articulada tendo graduandos em Psicologia como interlocutores.

Patricia Lorena Quiterio, Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa - NuDERI (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais). Possui graduação em Pedagogia pela UERJ e graduação em Psicologia pela UNESA. Possui especialização em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Aperfeiçoamento em Neuropsicologia. Trabalhou durante 21 anos (1995 a 2016) na Secretaria Municipal de Educação. Concluiu o Mestrado na linha de Educação Inclusiva e Processos Educacionais no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) em 2009, e o Doutorado no mesmo Programa, em 2015. Desde 2006, atua como psicóloga cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes. Desenvolve projetos na área de Habilidades Sociais Educativas, Parentais e Inclusivas. Membro da Associação Brasileira de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil. É membro do GT da ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. A profissional atua por meio de estudos e palestras na área de dificuldades de aprendizagem, educação especial/inclusiva, comunicação alternativa e habilidades sociais.

Downloads

Publicado

30-04-2020

Como Citar

do Carmo, M. M. I. do B., Gilla, C. G., & Quiterio, P. L. (2020). Um estudo sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Interação Em Psicologia, 24(1). https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.59972

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa