O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5996Palabras clave:
priming semântico, leitura de palavras, memória implícitaResumen
O priming é um tipo de memória implícita (não declarativa) referente aos efeitos facilitadores de eventos antecedentes (primes) sobre o desempenho subseqüente (alvos). No priming semântico há uma relação de significado ou de contexto entre o prime e o alvo. Este paradigma pode ser utilizado como recurso metodológico para estudar, de forma indireta, o processamento semântico na leitura. Este artigo visa apresentar conceitos e discutir aspectos metodológicos do paradigma de priming semântico e as possibilidades de uso para estudo do processamento da leitura. Será apresentada uma revisão do conceito e de procedimentos metodológicos do priming semântico nos estudos de leitura. Serão abordados os modelos teóricos de leitura de palavras (acesso ao léxico mental), os modelos explicativos para o efeito de priming semântico na leitura e serão analisadas pesquisas utilizando o paradigma para investigar o reconhecimento de palavras escritas. Conclui-se que, apesar dos estudos internacionais, especialmente os realizados com crianças, conduzirem a resultados não consensuais, o paradigma de priming semântico mostra-se útil para investigar o conhecimento semântico implícito e on-line, ou seja, durante o processamento das palavras lidas, o que torna sua testagem ecológica e menos artificial. As diferenças de resultados podem relacionar-se à variabilidade dos procedimentos metodológicos.
Palavras-chave: priming semântico; leitura de palavras; memória implícita.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
