O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras

Autores/as

  • Jerusa Fumagalli de Salles UFRGS
  • Graciela Inchausti Jou PUCRS
  • Lilian Milnitsky Stein PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5996

Palabras clave:

priming semântico, leitura de palavras, memória implícita

Resumen

O priming é um tipo de memória implícita (não declarativa) referente aos efeitos facilitadores de eventos antecedentes (primes) sobre o desempenho subseqüente (alvos). No priming semântico há uma relação de significado ou de contexto entre o prime e o alvo. Este paradigma pode ser utilizado como recurso metodológico para estudar, de forma indireta, o processamento semântico na leitura. Este artigo visa apresentar conceitos e discutir aspectos metodológicos do paradigma de priming semântico e as possibilidades de uso para estudo do processamento da leitura. Será apresentada uma revisão do conceito e de procedimentos metodológicos do priming semântico nos estudos de leitura. Serão abordados os modelos teóricos de leitura de palavras (acesso ao léxico mental), os modelos explicativos para o efeito de priming semântico na leitura e serão analisadas pesquisas utilizando o paradigma para investigar o reconhecimento de palavras escritas. Conclui-se que, apesar dos estudos internacionais, especialmente os realizados com crianças, conduzirem a resultados não consensuais, o paradigma de priming semântico mostra-se útil para investigar o conhecimento semântico implícito e on-line, ou seja, durante o processamento das palavras lidas, o que torna sua testagem ecológica e menos artificial. As diferenças de resultados podem relacionar-se à variabilidade dos procedimentos metodológicos.

 

Palavras-chave: priming semântico; leitura de palavras; memória implícita.

 

Biografía del autor/a

Jerusa Fumagalli de Salles, UFRGS

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Prof.ª Adjunto do Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Graciela Inchausti Jou, PUCRS

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS, Professora da Faculdade de Psicologia - PUCRS.

Lilian Milnitsky Stein, PUCRS

Pós-Doutora em Psicologia Cognitiva, Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.

Publicado

2007-11-30

Cómo citar

de Salles, J. F., Jou, G. I., & Stein, L. M. (2007). O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras. Interação Em Psicologia, 11(1). https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5996

Número

Sección

Artigos