A emergência de leitura de frases compostas por números e palavras de ensino

Autores

  • José Gonçalves Medeiros UFSC
  • Igor Schütz Santos UFSC
  • Adriana Garcia Stefani UFSC
  • Vinicius Linhares Martins UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5962

Palavras-chave:

leitura de frases, identificar números, equivalência palavra-número

Resumo

O presente artigo mostra um procedimento de ensino de leitura de palavras e de unidades numéricas. Desse modo, tendo sido ensinado separadamente o comportamento de ler palavras e números, estas classes de estímulos foram apresentadas juntas formando pequenas frases. Participaram desse estudo 13 crianças da primeira série, da rede pública estadual, que não apresentavam o repertório de ler e o de identificar2 números. O grupo foi composto por crianças do sexo masculino e feminino, cujas idades variavam entre 6 e 7 anos. O ler e o escrever, bem como identificar números, foram ensinados por meio de um procedimento de discriminação condicional por exclusão das palavras e números conhecidos. Os dados mostram que todos os participantes, exceto dois (P1 e P2) aprenderam a ler e escrever as palavras de ensino e a identificar números. Nas etapas de testes, estabeleceram, também, as equivalências BC/CB, leram as palavras impressas correspondentes corretamente e frente a palavras impressas, identificaram as figuras correspondentes corretamente. Na situação de teste, leram as frases compostas por palavras e números. Os dados são discutidos mostrando que o ler e escrever palavras são equivalentes ao identificar números e que a seqüência de ensino das unidades independentes palavras/números facilitou a emergência de leitura de frases.

Palavras-chave: leitura de frases; identificar números; equivalência palavra-número.

 

Biografia do Autor

José Gonçalves Medeiros, UFSC

Prof. Adjunto IV - Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Área: Aprendizagem, Processos Organizacionais e Trabalho. Linha 2: Análise do comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem. Departamento de Psicologia - Laboratório de Linguagem e Comportamento Verbal (LAB-LIN).

Igor Schütz Santos, UFSC

Departamento de Psicologia - Laboratório de Linguagem e Comportamento Verbal (LAB-LIN).

Adriana Garcia Stefani, UFSC

Departamento de Psicologia - Laboratório de Linguagem e Comportamento Verbal (LAB-LIN).

Vinicius Linhares Martins, UFSC

Departamento de Psicologia - Laboratório de Linguagem e Comportamento Verbal (LAB-LIN).

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Publicado

30-11-2007

Como Citar

Medeiros, J. G., Santos, I. S., Stefani, A. G., & Martins, V. L. (2007). A emergência de leitura de frases compostas por números e palavras de ensino. Interação Em Psicologia, 11(1). https://doi.org/10.5380/psi.v11i1.5962

Edição

Seção

Artigos