A systematic review of brain imaging studies of semantic priming
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i02.58553Palavras-chave:
fMRI, priming semântico, decisão lexicalResumo
A presente revisão sistemática teve o objetivo de investigar a contribuição dos estudos de neuroimagem na investigação do priming semântico (PS) avaliado através de tarefas de decisão lexical em artigos publicados entre 2001 até setembro de 2017. Foram incluídos estudos com tarefas de decisão lexical com estímulos visuais e auditivos. A revisão resultou em 19 artigos, os quais mostraram o efeito de PS em uma diversa rede de áreas cerebrais (lobo frontal e temporal, giro cingulado, área motora suplementar e córtex parietal). A identificação de ativação nestas redes variou em função do intervalo entre estímulos utilizado. Os dados sugerem que ambos hemisférios estão envolvidos no efeito de PS, com o hemisfério esquerdo apresentando um papel mais robusto. Diminuição da ativação no giro temporal medial esquerdo foi associada ao efeito de PS automático. Esta mesma área apareceu relacionada ao efeito de PS com longos intervalos entre os estímulos, juntamente com o giro frontal inferior esquerdo e o córtex cingulado anterior. Um forte papel do hemisfério esquerdo nas tarefas de PS pode ser observado, especialmente do giro temporal medial esquerdo. Sua ativação foi modulada pelos curtos ou longos intervalos entre estímulos sendo mais ativação associada com longos intervalos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.