Adaptação do Questionário de Ruminação e Reflexão (QRR) para estudantes universitários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v10i1.5771Palavras-chave:
autoconsciência, traço de personalidade, escala, psicometriaResumo
A autoconsciência privada, ou a tendência de um indivíduo para refletir sobre seus pensamentos, motivações, sentimentos e outros aspectos privados da experiência pessoal do si mesmo tem sido muito estudada nas últimas décadas. Esta pesquisa teve por objetivo adaptar o Questionário de Ruminação e Reflexão para estudantes universitários brasileiros, obtendo evidências de validade fatorial e convergente. A versão original em inglês foi traduzida e aplicada a 296 universitários. Uma análise de componentes principais indicou a presença de 2 componentes mais relevantes, correspondendo às dimensões de ruminação e reflexão. Os índices de consistência interna obtidos para ambas as escalas foi de 0,87. Conforme esperado, a ruminação correlacionou-se positivamente com neuroticismo e negativamente com auto-estima. Por sua vez, a reflexão correlacionou-se positivamente com abertura à experiência. Conclui-se que o instrumento adaptado apresenta validade fatorial e convergente satisfatórias (além de excelente fidedignidade), podendo ser utilizado em futuras pesquisas.
Palavras-chave: autoconsciência; traço de personalidade; escala; psicometria.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.