Sobrecarga de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: relação com a resiliência
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.56750Palavras-chave:
resiliência, sobrecarga, cuidadores de pacientes psiquiátricos, serviços de saúde mental, avaliação de serviços.Resumo
Com a desinstitucionalização psiquiátrica, o cuidado cotidiano dos pacientes ficou a cargo dos familiares, resultando em sentimento de sobrecarga. O modelo teórico da sobrecarga prediz que ela poderia ser diminuída por fatores moduladores, como a resiliência, definida como a habilidade para enfrentar adversidades, ajustando-se de forma positiva. Este estudo investigou a relação entre o nível de resiliência e o grau de sobrecarga destes cuidadores. Foram entrevistados 76 familiares de pacientes atendidos em três serviços de saúde mental de duas cidades de Minas Gerais. Foram obtidas correlações significativas entre o nível de resiliência e dois domínios da sobrecarga (assistência na vida cotidiana e supervisão dos comportamentos problemáticos), mas não em relação às preocupações com o paciente, ou o escore global de sobrecarga. Foram identificados os principais fatores associados à sobrecarga, características dos pacientes e dos familiares. Conclui-se pela necessidade de intervenções psicoeducativas dos serviços de saúde mental junto a estes cuidadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
