Análise de estrutura interna da Escala Baptista de Depressão Versão Hospital-Ambulatório (EBADEP-HOSP-AMB)
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.55458Palavras-chave:
análise fatorial, teoria de resposta ao item, evidências de validade.Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo buscar evidências de validade baseadas na estrutura interna para a Escala Baptista de Depressão Versão Hospital-Ambulatório (EBADEP-HOSP-AMB) a partir da análise fatorial exploratória e Teoria de Resposta ao Item (TRI). Participaram do estudo 210 pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) em hemodiálise, ambos os sexos, com idades entre 18 a 82 anos (M = 53,40; DP = 14,40). Com a análise fatorial exploratória o instrumento foi reduzido de 43 para 20 itens, em dois fatores nomeados inicialmente de “Aspectos negativos” (14 itens) e “Aspectos positivos” (6 itens), explicando 56% da variância dos itens. Os índices de fidedignidade para o fator 1 e fator 2 da escala foram de 0,95 e 0,89, respectivamente. Pela TRI, foram verificados os parâmetros dos itens e das pessoas, sendo obtidos bons índices de ajuste para os dois fatores da EBADEP-HOSP-AMB. Conclui-se que o instrumento apresentou boas propriedades psicométricas, podendo ser uma ferramenta de rastreio de sintomatologia depressiva útil para o contexto hospitalar/ambulatorial, sendo necessários outros estudos com amostras mais representativas para realização de novas análises.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.