Sintomas depressivos e aspectos subjetivos associados à cefaleia do tipo primária
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v23i3.51877Palavras-chave:
cefaleia, cefaleia primária, sintomas depressivos, depressão, aspectos subjetivos.Resumo
A cefaleia é um sintoma muito comum na rotina das pessoas e uma queixa frequente na prática dos profissionais de saúde. Caracteriza-se como primária e secundária, sendo a primária aquela que não possui etiologia que a explique a partir de exames clínicos ou laboratoriais. Estudos têm apontado a frequente associação entre cefaleia primária e depressão, bem como mostrado os efeitos trazidos pela cefaleia à vida dos sujeitos acometidos. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo geral identificar a relação entre sintomas depressivos, aspectos subjetivos e cefaleia primária. Trata-se de um estudo transversal no qual foram aplicados questionário sociodemográfico, entrevista semiestruturada, Escala Visual Analógica (EVA) e Inventário de Depressão de Beck (BDI) em 40 sujeitos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que apresentavam cefaleia primária. Todos os participantes autorizaram sua participação na pesquisa mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Constatou-se que 52,5% dos sujeitos apresentaram sintomas depressivos nos níveis leve a grave, sendo os sentimentos de tristeza e angústia os mais comuns frente à dor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.