Agressividade e empatia na infância: um estudo correlacional com pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4799Palavras-chave:
empatia, agressividade, pré-escolares, habilidades sociais, prevençãoResumo
A agressividade está associada a vários problemas no desenvolvimento infantil, com evidências de correlação inversa com a empatia que é vista como um possível inibidor de tais comportamentos. Com base no referencial das Habilidades Sociais, este estudo avalia as diferenças na freqüência de comportamentos empáticos e agressivos de crianças pré-escolares, sob situações estruturadas de demandas para tais desempenhos. Participaram 28 crianças, de 4 a 6 anos, de ambos os sexos. Os dados foram coletados por filmagem, com registro posterior de freqüência dos diferentes tipos de comportamento empáticos e agressivos. Os resultados não apontaram correlação entre os dois conjuntos nem diferenças associadas à idade ou sexo, embora a maior proporção de comportamentos empáticos tenha sido uma tendência em todas as faixas etárias. São apresentados dados qualitativos dos tipos de comportamentos empáticos e agressivos associados à idade. Discutem-se as implicações do presente trabalho para a pesquisa na área e para a educação infantil.
Palavras-chave: empatia; agressividade; pré-escolares; habilidades sociais; prevenção.
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