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Comportamento verbal: uma análise da abordagem skinneriana e das extensões explicativas de Stemmer, Hayes e Sidman

Ana Leda de Faria Brino, Carlos B. A. de Souza

Resumo


Para Skinner comportamento verbal é um operante modelado e mantido por conseqüências mediadas por outros. Portanto, poderia ser explicado por meio da descrição de relações funcionais organismo-ambiente. Entretanto, ao categorizar os operantes verbais Skinner não tratou satisfatoriamente com comportamentos de tipo relacional, provavelmente em função da dificuldade em determinar suas variáveis de controle. Este trabalho procurou analisar a abordagem skinneriana do comportamento verbal e três propostas que buscam ampliá-la (Stemmer, Hayes e Sidman). Stemmer amplia o alcance da explicação skinneriana descrevendo processos de aprendizagem relacional e sintático-gramatical em termos do estabelecimento de discriminações e generalizações, enfatizando o papel de ouvinte como condição necessária à aprendizagem de falante. Hayes e Sidman apresentam, respectivamente, a descrição de um novo tipo de operante e de um novo processo comportamental subjacente à aprendizagem de relações. Ainda que as propostas de Hayes e Sidman estejam alcançando resultados promissores no ensino de repertórios relacionais, não existe um consenso sobre quais mecanismos e processos bio-comportamentais são necessários para a aquisição e o desenvolvimento lingüístico. Sugere-se a necessidade de uma padronização conceitual no que se refere às noções de aprendizagem relacional, classes de estímulos e classes de respostas generalizadas, visando um re-direcionamento das pesquisas sobre comportamento verbal.

Palavras-chave: comportamento verbal; equivalência de estímulos; teoria do quadro relacional; eventos ostensivos.


Palavras-chave


comportamento verbal; equivalência de estímulos; teoria do quadro relacional; eventos ostensivos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v9i2.4796