Contribuições das representações sociais ao estudo da aids
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v9i2.4783Palavras-chave:
representações sociais, AIDS, prevençãoResumo
O presente artigo tem o objetivo apresentar um breve histórico da aids relacionando os aspectos médicos da doença aos fenômenos sociais, destacando as implicações e conseqüências para o indivíduo de ser portador de uma doença estigmatizante. O assunto foi tratado a partir do referencial teórico da psicologia social, em especial da teoria das representações sociais. Alguns conceitos teóricos necessários para a compreensão do tema também foram abordados: epidemia, prevenção e atitudes. Foram ainda identificadas as pesquisas atuais na área, bem como o enfoque das campanhas de prevenção e a contribuição da teoria das representações sociais para o estudo da doença. Assim, para que seja possível refletir sobre a disseminação da aids devem-se considerar as transformações desta epidemia na sua história, principalmente em relação às formas de transmissão, às tendências de instabilidade e vulnerabilidade da doença, e também aos significados construídos para enfrentar essa realidade.
Palavras-chave: representações sociais; AIDS; prevenção.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.