Escala de identificação de dotação e talento: Construção de instrumento e validade de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.46959

Palavras-chave:

dotação, talento, identificação, psicometria.

Resumo

O uso de escalas para avaliação de talentos por professores pode evitar subidentificação. Esse estudo consistiu na elaboração de uma escala para identificação de talentos e análise de evidências de validade de conteúdo por meio de avaliação de juízes. Participaram cinco especialistas. Utilizou-se a Escala de Identificação de Dotação e Talento, com 120 itens e seis domínios (capacidades intelectuais, criatividade, competência social, inteligência prática, capacidades artísticas/musicalidade e capacidades psicomotoras). Os itens foram aleatoriamente distribuídos e enviados aos juízes. O índice de concordância geral entrejuízes foi de 82%. Dos 120 itens iniciais, 22 deveriam ser excluídos e 42 modificados na escrita. A versão final constituiu-se por 98 itens. Ressalta-se que outros estudos devem analisar a estrutura fatorial da escala para complementar a análise de suas propriedades psicométricas.

Biografia do Autor

Marcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Sumaré.

Patrícia Waltz Schelini, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

01-08-2018

Como Citar

de Freitas, M. de F. R. L., & Schelini, P. W. (2018). Escala de identificação de dotação e talento: Construção de instrumento e validade de conteúdo. Interação Em Psicologia, 22(2). https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.46959

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa