Escala de identificação de dotação e talento: Construção de instrumento e validade de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v22i2.46959Palavras-chave:
dotação, talento, identificação, psicometria.Resumo
O uso de escalas para avaliação de talentos por professores pode evitar subidentificação. Esse estudo consistiu na elaboração de uma escala para identificação de talentos e análise de evidências de validade de conteúdo por meio de avaliação de juízes. Participaram cinco especialistas. Utilizou-se a Escala de Identificação de Dotação e Talento, com 120 itens e seis domínios (capacidades intelectuais, criatividade, competência social, inteligência prática, capacidades artísticas/musicalidade e capacidades psicomotoras). Os itens foram aleatoriamente distribuídos e enviados aos juízes. O índice de concordância geral entrejuízes foi de 82%. Dos 120 itens iniciais, 22 deveriam ser excluídos e 42 modificados na escrita. A versão final constituiu-se por 98 itens. Ressalta-se que outros estudos devem analisar a estrutura fatorial da escala para complementar a análise de suas propriedades psicométricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.