Repercussões do Conflito Conjugal para o Ajustamento de Crianças e Adolescentes: Um Estudo Teórico
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.35713Palavras-chave:
conflito conjugal, filhos, parentalidadeResumo
As repercussões do conflito conjugal no desenvolvimento da prole vêm sendo estudadas de forma expressiva no contexto internacional. Assumindo a relevância desta temática para a saúde mental familiar, o objetivo do presente estudo é descrever as repercussões do conflito conjugal para o ajustamento de crianças e adolescentes, a partir da literatura. Para tanto, fez-se uma articulação dos resultados de pesquisas derivadas dos principais modelos teóricos que explicam tais reverberações no contexto familiar. Expõem-se resultados de estudos acerca da percepção, dos sentimentos e das estratégias de enfrentamento dos filhos diante do conflito conjugal, demonstrando a influência negativa do conflito para o desenvolvimento dos filhos e, confirmando o efeito spillover. Destacam-se o reconhecimento do caráter multidimensional do conflito e a existência da multiplicidade de caminhos e fatores que influenciam a vulnerabilidade dos filhos ao conflito conjugal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.