Os Personagens da Família no Jogo Jurídico: Uma leitura sobre os processos judiciais em direito de família

Autores/as

  • Helio Cardoso Miranda Jr Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.35472

Palabras clave:

relações familiares, processos legais, justiça

Resumen

Este artigo procura demonstrar que os processos judiciais em Direito de Família são construídos com o uso de imagens/personagens para sustentar as argumentações dos advogados. Por meio da análise de petições e contestações dos processos judiciais de dois tipos de ações judiciais muito comuns, verificou-se o jogo de repetição dos argumentos em torno de imagens culturalmente relacionadas a concepções morais e ideológicas sobre a família e seus personagens, que se sobrepõem às discussões mais importantes a respeito das crianças ou adolescentes envolvidos nos conflitos familiares. Conclui-se que o modelo vigente não facilita a resolução de conflitos em família e pode ter consequências permanentes na maneira como se dão as relações familiares normatizadas pela instância judicial.

Biografía del autor/a

Helio Cardoso Miranda Jr, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Adjunto da PUC Minas Unidade São Gabriel no curso de Psicologia (graduação e especialização). Doutor em Psicologia Clínica pela USP. Psicólogo Judicial do TJMG.

Publicado

2016-08-29

Cómo citar

Miranda Jr, H. C. (2016). Os Personagens da Família no Jogo Jurídico: Uma leitura sobre os processos judiciais em direito de família. Interação Em Psicologia, 19(1). https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.35472

Número

Sección

Relatos de Pesquisa