Os Personagens da Família no Jogo Jurídico: Uma leitura sobre os processos judiciais em direito de família

Autores

  • Helio Cardoso Miranda Jr Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.35472

Palavras-chave:

relações familiares, processos legais, justiça

Resumo

Este artigo procura demonstrar que os processos judiciais em Direito de Família são construídos com o uso de imagens/personagens para sustentar as argumentações dos advogados. Por meio da análise de petições e contestações dos processos judiciais de dois tipos de ações judiciais muito comuns, verificou-se o jogo de repetição dos argumentos em torno de imagens culturalmente relacionadas a concepções morais e ideológicas sobre a família e seus personagens, que se sobrepõem às discussões mais importantes a respeito das crianças ou adolescentes envolvidos nos conflitos familiares. Conclui-se que o modelo vigente não facilita a resolução de conflitos em família e pode ter consequências permanentes na maneira como se dão as relações familiares normatizadas pela instância judicial.

Biografia do Autor

Helio Cardoso Miranda Jr, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Adjunto da PUC Minas Unidade São Gabriel no curso de Psicologia (graduação e especialização). Doutor em Psicologia Clínica pela USP. Psicólogo Judicial do TJMG.

Downloads

Publicado

29-08-2016

Como Citar

Miranda Jr, H. C. (2016). Os Personagens da Família no Jogo Jurídico: Uma leitura sobre os processos judiciais em direito de família. Interação Em Psicologia, 19(1). https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.35472

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa