Práticas de Socialização Maternas e Problemas Externalizantes de Pré-escolares: um estudo longitudinal

Autores

  • Patrícia Alvarenga Universidade Federal da Bahia/Professor Adjunto
  • Taiane Lins Universidade Federal da Bahia/Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Faculdade Anísio Teixeira/Professora
  • Catiele Paixão Universidade Federal da Bahia/Graduanda em Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.35453

Palavras-chave:

interação mãe-criança, comportamento antissocial, desenvolvimento infantil

Resumo

Este estudo avaliou a estabilidade e as mudanças nas práticas de socialização maternas, nos problemas externalizantes e o impacto das práticas, aos 18 e 36 sobre os problemas externalizantes aos 36 e 48 meses da criança. Participaram do estudo 22 mães que responderam a uma entrevista sobre práticas e ao CBCL. Verificou-se um aumento de práticas coercitivas dos 18 para os 36 meses e uma redução nos problemas externalizantes dos 36 para os 48 meses. As punições verbais e físicas estiveram positivamente correlacionadas aos problemas externalizantes, enquanto explicações e negociações estiveram negativamente correlacionadas a essas queixas. Discute-se a influência do desenvolvimento da linguagem da criança sobre as práticas de socialização maternas, e a influência dessas práticas sobre os problemas externalizantes.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

Alvarenga, P., Lins, T., & Paixão, C. (2016). Práticas de Socialização Maternas e Problemas Externalizantes de Pré-escolares: um estudo longitudinal. Interação Em Psicologia, 18(3). https://doi.org/10.5380/psi.v18i3.35453

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa