O grupo criativo

Autores/as

  • Sandra Augusta de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v4i1.3327

Palabras clave:

criatividade, processo criativo, grupo

Resumen

As exigências e os fenômenos observados na criação publicitária em grupo fazem dela um protótipo, guardadas as proporções, de outras situações de trabalho e da vida cotidiana em que pessoas se reúnem para solucionar problemas. Este artigo analisa aspectos do funcionamento mental e das interações de um grupo de criação publicitária, partindo do depoimento de um de seus membros sobre como um anúncio foi criado em equipe. Sob a luz de algumas teorias psicanalíticas, busca-se entender a participação da mente individual dentro do grupo e compreender quais os aspectos do clima grupal que favorecem os processos criativos. Pode-se observar que no grupo criativo a mente grupal substitui o grupo internalizado, julgando as escolhas e liberando os indivíduos para um trabalho de associações livres e flutuantes. Os achados apontam a importância de que tais aspectos sejam investigados em outras situações de criação grupal.

Palavras-chave: criatividade; processo criativo; grupo.

 

Cómo citar

de Melo, S. A. (2000). O grupo criativo. Interação Em Psicologia, 4(1). https://doi.org/10.5380/psi.v4i1.3327

Número

Sección

Artigos