Efeitos do Treino Musical sobre a Memória Visual de Curto Prazo em Crianças

Autores/as

  • Ana Raquel de Oliveira UFPB
  • Jéssica Bruna Santana Silva UFPI
  • Thabita da Silva Sousa UFPI
  • Eveline Silva Holanda Lima UFPI
  • Emerson Diógenes de Medeiros UFPI
  • Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros UFPI

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.32489

Palabras clave:

Crianças, música, memória, plasticidade cerebral, teste pictórico de memória

Resumen

Este estudo teve por objetivo avaliar a memória de crianças que executam atividades musicais.
Participaram 32 crianças, de 7 a 1 2 anos. Destas, 1 6 faziam aulas de música (condição experimental; M=
9,81 anos; DP = 0,84) e as outras 1 6 não o faziam (condição controle; M= 9,63 anos; DP = 1 ,82). Foram
utilizados o teste pictórico de memória (Tepic-M) e um questionário sociodemográfico. Realizam-se
análises descritivas e o teste t de Student de amostras independentes. A condição experimental apresentou
média superior (M= 11 ,63, DP = 3,07) em relação à condição controle (M= 8, DP = 3,58), obtendo-se
uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos [t(22) = 3,07, p<0,05]. Destarte, sugere-se
que a execução musical possa beneficiar a memória de curto prazo.

Biografía del autor/a

Ana Raquel de Oliveira, UFPB

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2013), com ênfase Clínica na abordagem Cognitivo Comportamental. Vinculada ao Lanpso (Laboratório de Neurociências e Psicologia Social). Mestranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Linha de pesquisa: Percepção humana: Processos Sensoriais, Cognitivos e Psicossociais.

Jéssica Bruna Santana Silva, UFPI

Graduanda do curso de Psicologia na habilitação Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, com estágio curricular em Psicologia Clínica na Abordagem Cognitico-comportamental. É membro do Laboratório de Neurociências e Psicologia Social (LanPso). Atuou como monitora nas disciplinas Psicologia do Desenvolvimento II, Processos Psicológicos Básicos I e Técnicas de Exame Psicológico III.

Thabita da Silva Sousa, UFPI

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí.

Eveline Silva Holanda Lima, UFPI

Estudante de graduação em Psicologia na modalidade formação de Psicólogo da Universidade Federal do Piauí com ênfase clínica e, com estágio curricular em Psicologia Cognitivo-Comportamental, sendo ainda, membro do Laboratório de Neurociências e Psicologia Social (Lanpso). Atuou como monitora da disciplina de Psicologia Experimental no período de 2012.1, e atualmente é participante do programa de Iniciação Científica Voluntária intitulado de: "A influência da ingestão moderada de etanol nas funções executivas"

Emerson Diógenes de Medeiros, UFPI

Possui formação em Psicologia, com estágio curricular em psicodiagnóstico, pela Universidade Federal da Paraíba. É mestre e doutor em Psicologia Social com ênfase em medidas psicossociais, pela mesma universidade. Atualmente é professor Adjunto do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus de Parnaíba), atuando na área de Avaliação Psicológica. Coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica do Delta - LABAP. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Fundamentos e Medidas em Psicologia. Tem interesse de pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Valores Humanos, Atitudes, Processos Avaliativos e Medidas Psicológicas.

Paloma Cavalcante Bezerra de Medeiros, UFPI

Possui graduação em Psicologia nas habilitações Licenciatura (2008) e Formação de Psicólogo (2009) pela Universidade Federal da Paraíba UFPB, com estágio curricular em Psicologia Clínica na abordagem Cognitivo - Comportamental. É mestre em Psicologia Social, pela mesma universidade. Atualmente é Professora Assistente, Nivel 1, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (Campus de Parnaíba). Tem experiência na área de Neurociências e Comportamento, com ênfase em processos perceptuais e sensoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção visual e surdez, percepção auditiva e privação visual.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

de Oliveira, A. R., Santana Silva, J. B., Sousa, T. da S., Holanda Lima, E. S., de Medeiros, E. D., & Bezerra de Medeiros, P. C. (2016). Efeitos do Treino Musical sobre a Memória Visual de Curto Prazo em Crianças. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.32489

Número

Sección

Relatos de Pesquisa