Percepção de casais heterossexuais em relação à suscetibilidade de infecção por HIV/AIDS
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3245Palavras-chave:
HIV/AIDS, relacionamentos conjugaisResumo
Dificuldades na prática de sexo seguro em relacionamentos heterossexuais estáveis apontam para a necessidade de estudos que desloquem o foco do individual para o interacional. O estudo entrevistou 15 casais heterossexuais, com relacionamento estável de no mínimo um ano, que se apresentaram voluntariamente para testagem para HIV, em um serviço de saúde pública, entre os anos de 2001 e 2002. A entrevista versou sobre as negociações do casal para a prática de sexo seguro. A descrição qualitativa indicou que os casais apresentaram diferentes graus de clareza quanto à suscetibilidade de risco: 1) afirmação de não suscetibilidade; 2) admissão de suscetibilidade; e 3) inserção contraditória e ambígua. A análise indutiva ou temática concentrou-se em dois aspectos da suscetibilidade contraditória e ambígua: suspeita de contaminação por hábitos prévios e/ou remanescentes, e franqueza com o parceiro quanto aos cuidados de prevenção. A análise crítica ou interpretação mostrou que padrões relacionais entre gêneros fazem com que as mulheres abdiquem da prevenção em favor da manutenção do relacionamento. Por outro lado, os homens aumentam sua susceptibilidade ao manter padrões de comportamentos considerados viris. (FAPERGS).
Palavras-chave: HIV/AIDS; relacionamentos conjugais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
