Desempenho na escrita em destros e canhotos em relação ao sexo e à postura

Autores

  • Francisca Morais da Silveira
  • William Lee Berdel Martin

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3236

Palavras-chave:

canhotismo, postura para escrever, diferenças de gênero

Resumo

A postura invertida para escrever, usada por muitos canhotos, de acordo com a teoria de adaptação técnica, originou-se da necessidade de adaptação às exigências abdutivas implícitas na ortografia romana. No entanto, muitos educadores a julgam prejudicial e, considerando a sua adoção como geradora de problemas físicos e escrita ilegível, não recomendam o uso da postura invertida. Para averiguar a associação da postura invertida a problemas físicos naqueles que a adotam, comparou-se o desempenho gráfico de alunos invertidos e não invertidos. Verificou-se que nenhum problema físico ocorreu em conseqüência da adoção desse tipo postura invertida. Em termos de qualidade e velocidade, no desempenho cursivo, as alunas superaram os alunos. Embora os canhotos invertidos tenham apresentado maior lentidão na escrita, o nível de qualidade permaneceu igual aos outros grupos. Os resultados não sustentam a hipótese de que a postura invertida cause problemas físicos ou resulte em escrita inferior e, portanto, não justifica a prática pedagógica de desencorajar a sua adoção pelos alunos canhotos.

Palavras-chave: canhotismo; postura para escrever; diferenças de gênero.

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Como Citar

da Silveira, F. M., & Martin, W. L. B. (2004). Desempenho na escrita em destros e canhotos em relação ao sexo e à postura. Interação Em Psicologia, 8(1). https://doi.org/10.5380/psi.v8i1.3236

Edição

Seção

Artigos