Os estereótipos e o viés lingüístico intergrupal
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3215Palavras-chave:
estereótipos, preconceito, viés lingüístico intergrupal, relações intergrupaisResumo
Uma das principais evidências encontradas nos estudos atuais sobre os estereótipos é o denominado viés intergrupal, onde se indica uma tendência tanto a avaliar os membros do outgrup como mais homogêneo do que os membros do ingroup, como também a tendência correlata a favorecer os membros do ingroup em detrimento dos membros do outgroup. Este trabalho, de natureza experimental, procurou avaliar a extensão desse efeito em participantes de etnia branca e negra residentes na cidade do Salvador, Bahia. A variável dependente envolvia uma escolha forçada entre quatro alternativas, cada uma representando a codificação lingüística com um grau distinto de abstração (adjetivos; verbos de estado permanente; verbos interpretativos; verbos descritivos). Os resultados, ao contrário dos obtidos na literatura, não evidenciaram qualquer efeito da etnia do participante, da etnia do personagem retratado na cena e nem da interação das duas variáveis. As conclusões do estudo não devem ser consideradas, entretanto, um indicador da ausência de discriminação entre os participantes, devendo ser mais provavelmente interpretado como uma conseqüência dos limites dos instrumentos indiretos de mensuração dos estereótipos e preconceitos.
Palavras-chave: estereótipos; preconceito; viés lingüístico intergrupal; relações intergrupais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.