Uma versão publicitária do cuidado de si
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3212Palavras-chave:
cultura global, cuidado de si, publicidade, semióticaResumo
O estudo da publicidade, concebida enquanto fato cultural, remete à investigação das configurações do plano da cultura nos tempos atuais e de suas implicações com as transformações acarretadas pelos processos de expansão do mercado e das redes de comunicação para a esfera global. Estudos a respeito do processo de globalização e da emergência de uma cultura denominada global servem de base para um exame da relação da publicidade com as transformações culturais e econômicas na atualidade, e de sua participação nos processos constitutivos da cultura global. Na análise de uma campanha publicitária dos produtos Milleto, veiculada por revistas femininas (Revista Cláudia e Revista Nova), considera-se a atenção dedicada ao corpo como elemento de cultura global, levantando a hipótese de uma construção, em versão publicitária, do que se chamou - de acordo com os trabalhos de Foucault em a “História da Sexualidade” - de “cuidado de si”, entendido como a elaboração cultural da relação do sujeito consigo mesmo, com seu corpo e com sua sexualidade. As revistas femininas têm como uma constante a produção de sentidos a respeito do feminino e das relações de gênero; essa questão é tratada, em sua relação contextual com os anúncios.
Palavra-chave: cultura global; cuidado de si; publicidade; semiótica.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
