Uma proposta de análise funcional da aquisição da linguagem: resultados iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3210Palavras-chave:
aquisição da linguagem, análise funcional, emparelhamento palavra-objeto, processos tipo-operante/tipo-respondenteResumo
Dois estudos longitudinais investigaram os efeitos do simples emparelhamento palavra-objeto (i.e., sem o reforçamento de qualquer resposta) na aquisição da competência lingüística de apontar em crianças entre os 7 e 10 meses, e da competência lingüística de nomear em crianças entre os 10 e 13 meses. Verificou-se que o emparelhamento palavra-objeto (a simples exposição ao uso normal de palavras em relação aos objetos) não foi condição suficiente para aprender aquelas competências. No entanto, em ambos estudos se verificou a aquisição gradual das respostas de ‘olhar-conjunto’ (gazing), imitação motora e vocal, comportamentos que geralmente são sugeridos como pré-requisitos para a aquisição da linguagem. Estes resultados são discutidos considerando a função do emparelhamento palavra-objeto, do reforçamento das respostas e dos comportamentos pré-requisitos na aquisição das competências lingüística. Discute-se uma possível dinâmica de interação entre processos tipo-operante e tipo-respondente na aquisição da linguagem.
Palavras-chave: aquisição da linguagem; análise funcional; emparelhamento palavra-objeto; processos tipo-operante/tipo-respondente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
