Testes psicológicos: qualidade de instrumentos de interesse profissional
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v7i1.3208Palavras-chave:
testes psicológicos, parâmetros psicométricos, avaliação de interesse profissionalResumo
Testes psicológicos são uma das mais típicas técnicas de avaliação, que se caracterizam como medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. Vários autores enfatizam a importância de um melhor preparo dos profissionais que utilizam testes psicológicos, enquanto outros afirmam que é necessário que os instrumentos apresentem qualidades psicométricas, pois só assim seus resultados serão confiáveis. Essa melhor qualidade diz respeito ao embasamento teórico dos testes, aos estudos de padronização, e à verificação sua validade e precisão. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade dos instrumentos de avaliação de interesses publicados no Brasil. Os manuais foram avaliados por meio de um questionário de psicólogos espanhóis (Cuestionario para la Evaluación de los Tests-CET), que verifica a qualidade do material, validade, precisão, normas, dentre outros aspectos. Os resultados não são animadores, pois revelaram que a maioria dos instrumentos consultados não apresenta dados mínimos de identificação, como data de padronização e estudos sobre os seus parâmetros psicométricos.
Palavras-chave: testes psicológicos; parâmetros psicométricos; avaliação de interesse profissional.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.