Emergência de Relações Numéricas em Pré-Escolares

Autores

  • Mariana Morais Miccione Universidade Federal do Pará
  • Grauben José Alves de Assis Universidade Federal do Pará
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.31254

Palavras-chave:

relações ordinais, controle condicional, pré-escolares, repertórios acadêmicos

Resumo

O paradigma das relações ordinais subsidia interpretação e análise de repertórios comportamentais
envolvidos na aquisição de comportamentos ordinais acadêmicos. Três crianças com idades entre 4 a
5 anos participaram de dois estudos utilizando-se o procedimento de ensino informatizado por
sobreposição de pares de estímulos. Na etapa 1 investigou-se a formação de relações ordinais após o
ensino de duas sequências, numerais de 1 a 6 e suas quantidades. Todos formaram relações transitivas
e classes ordinais. A etapa 2 verificou a emergência dessas relações ordinais sob controle condicional,
na modalidade auditiva-visual. Todos formaram relações transitivase não houve formação de classes
ordinais. Os resultados foram discutidos em termos de maior compreensão das variáveis do responder
ordinal sob a modalidade auditiva-visual em pré-escolares.

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Publicado

11-10-2016

Como Citar

Miccione, M. M., Assis, G. J. A. de, & Carmo, J. dos S. (2016). Emergência de Relações Numéricas em Pré-Escolares. Interação Em Psicologia, 19(2). https://doi.org/10.5380/psi.v19i2.31254

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa