Análise dos Itens da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) pelo Modelo de Rasch

Autores

  • Dario Cecilio Fernandes
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.30889

Palavras-chave:

orientação profissional, avaliação psicológica, testes psicológicos

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar os itens da Escala de Aconselhamento Profissional segundo
o modelo de Rasch, enfocando principalmente o funcionamento diferencial dos itens em relação ao
tipo de escola (particular ou pública). Participaram 615 estudantes do ensino médio (68% do sexo
feminino) de instituições do interior do estado de São Paulo, sendo 179 de escola privada e 436 de
escola pública, com idades variando entre 14 a 27 anos e média de 16,36. Os resultados mostraram
que os itens tiveram, em geral, valores adequados de ajuste. Em relação à análise de DIF, observou-se
que 20 itens estavam enviesados, sendo que o favorecimento ao tipo de escola mostrou-se
relativamente equilibrado. Sugere-se uma análise mais aprofundada dos itens, para verificar se é
necessária a separação da escala em duas versões, ou até mesmo se esse viés é parte do constructo.

Biografia do Autor

Dario Cecilio Fernandes

Psicólogo e mestre em psicologia pela Universidade São Francisco

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

Curso de Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba.

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Publicado

09-11-2016

Como Citar

Fernandes, D. C., Noronha, A. P. P., & Ambiel, R. A. M. (2016). Análise dos Itens da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) pelo Modelo de Rasch. Interação Em Psicologia, 19(3). https://doi.org/10.5380/psi.v19i3.30889

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa