Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Análise da Maturação Percepto-Motora de Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.29683Palavras-chave:
teste de bender, maturidade percepto-motora, avaliação psicológicaResumo
Este estudo objetivou investigar o aspecto maturacional da habilidade percepto-motora, avaliada pelo Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), na relação com idade e escolaridade. Foram feitas análises de variância entre o escore total e a pontuação recebida em cada reprodução das figuras, sendo comparadas de acordo com a idade e o ano escolar. Os participantes foram 361 alunos, de ambos os sexos, entre 6 e 10 anos, a partir de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. As pontuações totais obtidas no teste foram diferenciadas significativamente em relação à idade e à escolaridade. Confirmando a proposta do instrumento, foi possível evidenciar que o B-SPG mostrou-se sensível em captar o aspecto maturacional da habilidade percepto-motora.
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