Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Análise da Maturação Percepto-Motora de Crianças

Autores

  • Lariana Paula Pinto Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.29683

Palavras-chave:

teste de bender, maturidade percepto-motora, avaliação psicológica

Resumo

Este estudo objetivou investigar o aspecto maturacional da habilidade percepto-motora, avaliada pelo Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), na relação com idade e escolaridade. Foram feitas análises de variância entre o escore total e a pontuação recebida em cada reprodução das figuras, sendo comparadas de acordo com a idade e o ano escolar. Os participantes foram 361 alunos, de ambos os sexos, entre 6 e 10 anos, a partir de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. As pontuações totais obtidas no teste foram diferenciadas significativamente em relação à idade e à escolaridade. Confirmando a proposta do instrumento, foi possível evidenciar que o B-SPG mostrou-se sensível em captar o aspecto maturacional da habilidade percepto-motora.

Biografia do Autor

Lariana Paula Pinto, Universidade São Francisco

Mestre e doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista CAPES. 

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Downloads

Como Citar

Pinto, L. P., & Noronha, A. P. P. (2013). Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Análise da Maturação Percepto-Motora de Crianças. Interação Em Psicologia, 17(3). https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.29683

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa