Estratégias de Aprendizagem Empregadas por Estudantes Universitários

Autores/as

  • Manuela Ramos Caldas Lins Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.29543

Palabras clave:

ensino superior, estratégias de aprendizagem, propriedades psicométricas

Resumen

 Buscou-se identificar evidências de validade de uma escala de estratégias de aprendizagem para universitários, bem como o repertório de estratégias utilizado por tais estudantes. Participaram 341 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma universidade pública, com idade média de 19 anos e 7 meses (DP = 1,8). Os resultados foram obtidos mediante a aplicação individual de uma escala de estratégias de aprendizagem e indicaram a presença de 4 fatores, capazes de explicar 35,02% da variabilidade da escala. O Alfa de Cronbach revelou índice de consistência interna aceitável (0,78). O teste t apontou diferenças quanto ao uso de estratégias no que concerne ao sexo dos alunos. Sugere-se que novos estudos sejam realizados visando aprofundar os resultados ora apresentados.

Cómo citar

Lins, M. R. C. (2014). Estratégias de Aprendizagem Empregadas por Estudantes Universitários. Interação Em Psicologia, 18(1). https://doi.org/10.5380/psi.v18i1.29543

Número

Sección

Relatos de Pesquisa