A Coparentalidade ao Longo do Desenvolvimento dos Filhos: Estabilidade e Mudança no 1º e 6º Ano de Vida
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v19i1.29239Palavras-chave:
coparentalidade, família, escola, desenvolvimentoResumo
Coparentalidade se define como o compartilhamento da parentalidade, permeando aspectos como divisão de tarefas, responsabilidades, liderança e apoio entre os pais na criação dos filhos. Este estudo visou pesquisar possíveis mudanças no exercício da coparentalidade em diferentes estágios do desenvolvimento infantil, investigando duas famílias e comparando dois momentos: o primeiro e o sexto ano de vida da criança. Em ambos os momentos se entrevistou os pais e mães sobre a experiência da maternidade/paternidade e sobre o relacionamento conjugal, visando compreender a coparentalidade. Os resultados mostraram que alguns aspectos da coparentalidade tendem a se manter estáveis ao longo do desenvolvimento infantil, como características individuais dos pais, enquanto outros, como divisão de tarefas, podem sofrer transformações em função das diferentes necessidades e habilidades da criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.