Construção de Sentidos Apreciativos no Relacionamento Profissional-Família na Assistência em Transtornos Alimentares

Autores

  • Laura Vilela e Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Manoel Antônio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.29232

Palavras-chave:

relações profissional-família, transtornos alimentares, construcionismo social

Resumo

Considerando a pesquisa como intervenção e reconhecendo a importância de se investir no
relacionamento profissional-família no contexto da assistência em transtornos alimentares,
problematizamos a noção da psicopatogênese familiar e seus efeitos deletérios no vínculo
estabelecido pelos profissionais. Neste estudo buscamos descrever e analisar a produção de
sentidos apreciativos sobre o relacionamento profissional-usuário, a partir de entrevistas
realizadas com familiares de pessoas com transtornos alimentares em atendimento ambulatorial.
Participaram dez familiares. A construção do roteiro de entrevistas foi inspirada na abordagem
construcionista social da investigação apreciativa. A partir da análise dos sentidos coconstruídos
sobre esse relacionamento e dos jogos de posicionamento entrevistadora-familiar, destacamos o
questionamento da hierarquia de conhecimento e poder de decisão. Do relacionamento entre
profissional e família, evidenciamos o questionamento da neutralidade afetiva, a relevância da
clareza das informações fornecidas pelo profissional e a possibilidade de a família contar com
espaços de escuta mais amplos no serviço. A implicação para a construção desses sentidos foi
destacada.

Biografia do Autor

Laura Vilela e Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Psicologia

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Publicado

15-12-2016

Como Citar

Souza, L. V. e, & dos Santos, M. A. (2016). Construção de Sentidos Apreciativos no Relacionamento Profissional-Família na Assistência em Transtornos Alimentares. Interação Em Psicologia, 20(1). https://doi.org/10.5380/psi.v20i1.29232

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa