Julgamentos de Plausibilidade e Reações Emocionais a Desculpas

Autores/as

  • Renan Benigno Saraiva Universidade de Brasília
  • Fabio Iglesias Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28496

Palabras clave:

desculpas, gerenciamento da impressão, atribuição de causalidade

Resumen

Desculpas são frequentemente utilizadas como forma de minimizar atribuições de causalidade interna após falhas na interação social. O objetivo deste trabalho foi investigar julgamentos de plausibilidade e reações emocionais a desculpas, assim como sua aceitabilidade. Participaram da pesquisa 155 estudantes universitários, que responderam a um instrumento contendo cenários com pedidos de desculpas para diversas situações de seu cotidiano. Foram julgadas mais plausíveis e geraram reações emocionais mais positivas as desculpas que envolveram argumentos percebidos como legítimos, seguidas de situações vistas como controláveis e por último as de causa interna. Os resultados são discutidos frente à literatura de gerenciamento de impressão e de sua eficácia para reestabelecer a harmonia em relações sociais informais.

Biografía del autor/a

Renan Benigno Saraiva, Universidade de Brasília

 

 

Fabio Iglesias, Universidade de Brasília

 

 

Cómo citar

Saraiva, R. B., & Iglesias, F. (2013). Julgamentos de Plausibilidade e Reações Emocionais a Desculpas. Interação Em Psicologia, 17(2). https://doi.org/10.5380/psi.v17i2.28496

Número

Sección

Relatos de Pesquisa