Correlatos Valorativos do Preconceito Religioso: Um Estudo em uma Escola Pública Estadual

Autores/as

  • Thiago Antonio Avellar Aquino UFPB
  • Valdiney Gouveia UFPB
  • Joilson Pereira da Silva UFS
  • Diego Messias da Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.27739

Palabras clave:

preconceito, religião, valores, teoria funcionalista

Resumen

O objetivo do presente estudo foi conhecer em que medida e direção os valores humanos se correlacionam com o preconceito religioso. Porém, previamente demandou-se construir e conhecer evidências de validade da Escala de Tolerância Religiosa (ETR). Participaram da pesquisa 200 estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa (PB), com idade média de 17 anos (dp = 2,12), a maioria do sexo feminino (58%). Estes responderam a ETR, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. Os resultados indicaram correlação negativa entre as subfunções valorativas experimentação e suprapessoal com as pontuações do fator geral de preconceito religioso. Por outro lado, observou-se correlação positiva entre estas pontuações e a frequência com que os jovens participavam de atividades de sua igreja. Estes resultados foram discutidos levando em conta a concepção clássica do preconceito, destacando a importância da teoria funcionalista dos valores para explicá-lo. Finalmente, ressalta-se a importância do ensino religioso como uma alternativa para amenizar este tipo de preconceito.

Cómo citar

Aquino, T. A. A., Gouveia, V., da Silva, J. P., & da Silva, D. M. (2013). Correlatos Valorativos do Preconceito Religioso: Um Estudo em uma Escola Pública Estadual. Interação Em Psicologia, 17(3). https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.27739

Número

Sección

Relatos de Pesquisa