Correlatos Valorativos do Preconceito Religioso: Um Estudo em uma Escola Pública Estadual
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v17i3.27739Palabras clave:
preconceito, religião, valores, teoria funcionalistaResumen
O objetivo do presente estudo foi conhecer em que medida e direção os valores humanos se correlacionam com o preconceito religioso. Porém, previamente demandou-se construir e conhecer evidências de validade da Escala de Tolerância Religiosa (ETR). Participaram da pesquisa 200 estudantes do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa (PB), com idade média de 17 anos (dp = 2,12), a maioria do sexo feminino (58%). Estes responderam a ETR, o Questionário dos Valores Básicos e perguntas demográficas. Os resultados indicaram correlação negativa entre as subfunções valorativas experimentação e suprapessoal com as pontuações do fator geral de preconceito religioso. Por outro lado, observou-se correlação positiva entre estas pontuações e a frequência com que os jovens participavam de atividades de sua igreja. Estes resultados foram discutidos levando em conta a concepção clássica do preconceito, destacando a importância da teoria funcionalista dos valores para explicá-lo. Finalmente, ressalta-se a importância do ensino religioso como uma alternativa para amenizar este tipo de preconceito.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
