Por Que Funcionam Limitadamente Campanhas e Programas de Conservação de Água? Uma Análise Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25655Palavras-chave:
planejamento cultural, seleção pelas consequências, prática cultural, conservação de águaResumo
A questão da escassez da água, além de relevante e contemporâneo problema ambiental, pode ser caracterizada como fenômeno social, resultado de práticas culturais inadequadas. Como tal, pode ser estudada pela Análise do Comportamento, mais especificamente, do ponto de vista da seleção pelas consequências. Nesse contexto, objetivou-se identificar se campanhas e programas de conservação de água estão em consonância com os princípios da Análise do Comportamento para alteração e controle dos comportamentos dos indivíduos na dimensão cultural. De modo geral, os dados indicam a ausência de reforços contingentes aos comportamentos de desperdiçar e economizar água e a presença de práticas mentalistas, evidenciando uma contraposição aos fundamentos da Análise do Comportamento, especialmente no que diz respeito à lógica da seleção pelas consequências.
Palavras-chave: planejamento cultural; seleção pelas consequências; prática cultural; conservação de água.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.