A Transmissão da Psicanálise: Uma Questão de Discurso
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i0.25380Palavras-chave:
psicanálise, transmissão, formação, ensinoResumo
O presente artigo se propõe a interrogar uma particularidade que envolve o ensino da psicanálise e a formação do psicanalista. Levando em conta que, além de ser uma teoria, a psicanálise é uma prática clínica, o autor observa que este estatuto implica uma série de conseqüências. A primeira delas: que a formação de um psicanalista exige uma experiência prática. A segunda: que, de acordo com este principio, o ensino da psicanálise (teoria e doutrina) exige uma didática capaz de ultrapassar os moldes clássicos da comunicação, a informação e o ensino. Daí a importância do conceito de transmissão no que se refere à comunicação do saber e aos modos de proceder do discurso analítico.
Palavras-chave: psicanálise; transmissão; formação; ensino.
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