Possibilidades da Investigação Conceitual/Filosófica na Análise do Comportamento
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i0.25369Palavras-chave:
análise do comportamento, behaviorismo radical, análise conceitual/filosófica, pesquisa em psicologiaResumo
Enquanto campo de investigação científica, a análise do comportamento é tradicionalmente caracterizada por uma divisão tripartite, que contempla análises conceituais/filosóficas, análises experimentais e análises aplicadas. O objetivo desse artigo é identificar e caracterizar as principais possibilidades de investigação no domínio das análises conceituais/filosóficas. A interpretação, definida como a extensão de princípios da análise do comportamento para a compreensão de relações comportamentais fora do âmbito experimental, é apresentada como um procedimento básico da análise conceitual/filosófica, em todas as suas modalidades. As possibilidades de investigação identificadas neste domínio são as seguintes: (1) sugerir à comunidade dos analistas do comportamento a adoção de certas posições epistemológicas e éticas consideradas coerentes e úteis; (2) dialogar com outras tradições de pensamento filosófico e científico (ou com autores específicos dentro dessas tradições); (3) ampliar o poder de compreensão e intervenção (experimental ou aplicada) da análise do comportamento sobre certos fenômenos comportamentais. Por fim, destaca-se que esta divisão não implica ou sugere uma separação estrita entre as diferentes possibilidades de investigação na análise conceitual/filosófica, e não esgota todas as possibilidades de investigação neste domínio.
Palavras-chave: análise do comportamento; behaviorismo radical; análise conceitual/filosófica; pesquisa em psicologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.