Ensino de Habilidades no Uso de Dinheiro a Idoso com Perda de Memória por Meio de Relações Condicionais e Equivalência

Autores/as

  • Rebeca Lopes Cavaletti Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25312

Palabras clave:

doença de Alzheimer, habilidades no uso de dinheiro, idosos, equivalência de estímulos

Resumen

Objetivou-se avaliar e ensinar habilidades no uso de dinheiro a uma participante de 86 anos, com Alzheimer. Os estímulos foram numerais ditados (A), valor monetário ditado (A’), numerais impressos (B), figuras das notas (C), notas (C’), composições (D), nomeação (E), figuras das moedas (F), moedas (F’). Testaram-se BB, AB, A’C, CB, BC, DB, BD, BE, CE, CC’, A’C’, C’E, A’F, A’F’, FF’, BF, FB, FE e F’E. A participante apresentou de 80% a 100% de acertos, excetuando-se FE e F’E com 20%, que foram ensinadas. Testes finais documentaram relações simétricas e transitivas e generalização para tarefas de compra em ambiente social. Ainda, contribuiu para a formulação de um conjunto de testes que verificam a capacidade financeira de idosos com Alzheimer.

Palavras-chave: doença de Alzheimer; habilidades no uso de dinheiro; idosos; equivalência de estímulos. 

Biografía del autor/a

Rebeca Lopes Cavaletti, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos

João dos Santos Carmo, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Educação, psicólogo, área de análise experimental do comportamento

Cómo citar

Cavaletti, R. L., & Carmo, J. dos S. (2012). Ensino de Habilidades no Uso de Dinheiro a Idoso com Perda de Memória por Meio de Relações Condicionais e Equivalência. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25312

Número

Sección

Relatos de Pesquisa