Ensino de Habilidades no Uso de Dinheiro a Idoso com Perda de Memória por Meio de Relações Condicionais e Equivalência
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25312Palavras-chave:
doença de Alzheimer, habilidades no uso de dinheiro, idosos, equivalência de estímulosResumo
Objetivou-se avaliar e ensinar habilidades no uso de dinheiro a uma participante de 86 anos, com Alzheimer. Os estímulos foram numerais ditados (A), valor monetário ditado (A’), numerais impressos (B), figuras das notas (C), notas (C’), composições (D), nomeação (E), figuras das moedas (F), moedas (F’). Testaram-se BB, AB, A’C, CB, BC, DB, BD, BE, CE, CC’, A’C’, C’E, A’F, A’F’, FF’, BF, FB, FE e F’E. A participante apresentou de 80% a 100% de acertos, excetuando-se FE e F’E com 20%, que foram ensinadas. Testes finais documentaram relações simétricas e transitivas e generalização para tarefas de compra em ambiente social. Ainda, contribuiu para a formulação de um conjunto de testes que verificam a capacidade financeira de idosos com Alzheimer.
Palavras-chave: doença de Alzheimer; habilidades no uso de dinheiro; idosos; equivalência de estímulos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.