Drama como Proposta de Compreensão da Clínica de Milton Erickson

Autores

  • Maurício da Silva Neubern Instituto de Psicologia - UnB

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25294

Palavras-chave:

drama, subjetividade, Milton Erickson, psicologia clínica

Resumo

O presente trabalho procura oferecer, por meio da noção de drama, um arcabouço inicial para a compreensão da clínica de Milton Erickson. Tal como esse autor parecia conceber, a noção de drama toma o teatro como metáfora da subjetividade humana, concebendo que as ações da pessoa ocorrem num cenário vivido e são pautadas por enredos simbólicos que influenciam suas tramas relacionais, mas, geralmente, mantêm-se inconscientes. Tal noção remete a uma complexa relação da pessoa com o mundo, na qual as ações, produção de sentido, papéis e corporeidade são perpassadas pela cultura, incluindo a participação da pessoa que pode se tornar ator e autor de seu destino e do terapeuta que pode construir personagens pertinentes ao cenário vivido pela pessoa.

Palavras-chave: drama; subjetividade; Milton Erickson; psicologia clínica. 

Biografia do Autor

Maurício da Silva Neubern, Instituto de Psicologia - UnB

Doutor em Psicologia, Prof Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica (PCL), Instituto de Psicologia (IP), Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador, supervisor de estágio e psicoterapeuta.

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Como Citar

Neubern, M. da S. (2012). Drama como Proposta de Compreensão da Clínica de Milton Erickson. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25294

Edição

Seção

Estudos Teóricos ou Históricos