Validade Preditiva do Teste de Associações Implícitas (TAI) para prognóstico de Comportamentos de Consumo

Autores

  • Alberto Filgueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Pedro Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25242

Palavras-chave:

estereótipos, consumidor, Teste de Associações Implícitas, estimativa de magnitude

Resumo

A preferência implícita e o estereótipo atrelado à marca podem definir a tomada de decisão durante um processo de compra. Com o objetivo de estudar a validade preditiva do Teste de Associações Implícitas (TAI) em medir atitudes de consumidores frente a duas marcas, conduzimos três experimentos. Os Experimentos 1 e 2 revelaram atitudes implícitas e explícitas dos participantes. O Experimento 3 simulou uma tarefa de consumo por computador. Conduzimos uma regressão linear simples para identificar se os resultados do TAI e da técnica de Estimativa de Magnitude foram estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo. O resultado permitiu esboçar as evidências da validade preditiva do TAI em prognosticar as atitudes dos consumidores e seus comportamentos de consumo.

Palavras-chave: estereótipos; consumidor; Teste de Associações Implícitas; estimativa de magnitude. 

Biografia do Autor

Alberto Filgueira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Alberto Filgueiras é Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicometria e Neurociências pela PUC-Rio. Possui bacharelado em Psicologia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e experiência em Programação Computacional para Testagem Neuropsicológica, Psicofísica e Psicométrica, além de experiência em análise estatística de dados para Ciências Biológicas e do Comportamento.

Pedro Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pedro Pires é psicólogo formado pela UFRJ, atualmente cursando Mestrado em Psicologia na UFRJ. Atua na área de Psicologia Quantitativa realizando estudos em Psicologia Social e Consumo.

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Como Citar

Filgueira, A., & Pires, P. (2012). Validade Preditiva do Teste de Associações Implícitas (TAI) para prognóstico de Comportamentos de Consumo. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.25242

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa