Correlações entre Dimensões da Qualidade das Amizades e Autopercepção em Crianças

Autores

  • Luíza Maria da Rocha Zunino niversidade Federal de Santa Catarina
  • Edi Cristina Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sandra Adriana Neves Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria Xavier Faraco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luís Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kenneth H. Rubin University of Maryland

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.23061

Palavras-chave:

dimensões qualitativas da amizade, autopercepção, bem-estar social e psicológico de crianças

Resumo

No presente estudo foram examinadas correlações entre dimensões qualitativas da amizade e da autopercepção em crianças de 9 a 13 anos de idade. Os dados derivaram de dois questionários aplicados a 158 crianças (52,5% meninos) em duas escolas públicas. Os resultados indicaram que: a) crianças que identificam nas suas relações de amizade uma fonte de apoio tendem a se perceber acadêmica e atleticamente competentes e bem aceitas socialmente; b) crianças que encontram nas amizades um espaço privilegiado para resolver conflitos e buscar intimidade e validação de seus sentimentos também têm percepções positivas acerca de si mesmas, e c) o gênero e a idade da criança tiveram influências diferenciadas nas dimensões da qualidade das amizades e da autopercepção.

Palavras-chave: dimensões qualitativas da amizade; autopercepção; bem-estar social e psicológico de crianças.

 

 

Biografia do Autor

Luíza Maria da Rocha Zunino, niversidade Federal de Santa Catarina

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Dom Bosco (2005) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Alto Vale Ltda (2008).  Atualmente é aluna do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.  Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFSC) entre os anos de 2010 e 2011

Edi Cristina Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduou-se em Psicologia pela UNOCHAPECÓ-SC (2004). Em 2006 concluiu o curso de formação em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo CETEC. Em 2009 defendeu a dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela UFSC, tendo como tema as Relações entre a qualidade do ambiente familiar, crenças e práticas de cuidado e história reprodutiva materna. Atualmente é doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Infantil pela UFSC e bolsista da CAPES, seu interesse de pesquisa é nas Relações entre Práticas Educativas Parentais e Qualidade das Amizades na autopercepção em pré-adolescentes. Atua como docente de gradução de Psicologia desde 2006 nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Comportamental.

Sandra Adriana Neves Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-1992) e Mestre em Psicologia pela Universidade de Greenwich, Inglaterra (2000). Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação da UFSC, na área de concentração Processos Psicossociais, Saúde e Desenvolvimento Psicológico, integrando a linha de pesquisa Saúde, Família e Desenvolvimento Psicológico . Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI - UFSC), sob a Coordenação do Prof. Dr Mauro Luis Vieira, cujo objetivo é o de desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde. É bolsista CAPES e participa do projeto de Pesquisa: Relações de Amizade na Infância, Influências Parentais e Transição Ecológica na Região Sul do Brasil,  que se vincula a um consórcio internacional de pesquisa - o International Consortium for the study of social and Emotional Development (ICSSED) - do Laboratório para o Estudo das relações das crianças e da família, da Universidade de Maryland, EUA.

Ana Maria Xavier Faraco, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras, possui Licenciatura Plena em Língua e Literatura Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (1972), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Waterloo, Canadá (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Desenvolve suas atividades de pesquisa e extensao na área do Desenvolvimento, junto ao Nucleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPEDI) no Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Seu interesse maior é voltado ao Desenvolvimento Social e da Personalidade, com enfase nas relaçoes entre fatores como crenças e praticas parentais, cultura, relaçao de pares, auto-percepção, competência social, resolução de conflitos, e o desenvolvimento social e emocional da criança. Participa junto com colegas pesquisadores de outros países do ICSSED (International Consortiun for the study of social and Emotional Development) na realizaçao de estudos transculturais.

Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Faço parte do quadro docente do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Obtive o título de Mestre (1991) e Doutor (1995) em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Fiz pós-doutorado na Dalhousie University em Halifax (Canadá) em 1999. Desenvolvi duas pesquisas nessa instituição sobre cuidados parentais e desenvolvimento de filhotes em uma espécie de roedor biparental, o Camundongo da Califórnia. Em dezembro de 2003 criei o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPeDI). O referido núcleo, que reúne professores do Departamento de Psicologia, alunos de graduação e pós-graduação, tem como objetivo desenvolver pesquisas na área de cuidados parentais, desenvolvimento infantil e saúde.

Kenneth H. Rubin, University of Maryland

Kenneth H. Rubin é professor da University of Maryland (USA).  Tem larga experiência na realização e participação de congressos internacionais.  Possui dezenas de artigos publicados em revistas conceituadas nos Estados Unidos e outros países.  É autor e co-autor de diversos livros sobre desenvolvimento infantil.  É diretor do Laboratory for the Study of Child and Family Relationships, na University of Maryland. Sua área de interesse é o desenvolvimento social e emocional da personalidade, relação entre pares e relações entre pais e filhos.  

Downloads

Como Citar

Zunino, L. M. da R., Manfroi, E. C., Nunes, S. A. N., Faraco, A. M. X., Vieira, M. L., & Rubin, K. H. (2012). Correlações entre Dimensões da Qualidade das Amizades e Autopercepção em Crianças. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.23061

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa