Responder de Cães por Exclusão em Tarefas de Discriminação Condicional

Autores

  • Maria Clara de Freitas UFSCar
  • Thaize de Souza Reis UFSCar
  • Táhcita Medrado Mizael UFSCar
  • Camila Domeniconi UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.21938

Palavras-chave:

exclusão, aprendizagem animal, discriminação condicional, cães

Resumo

O presente estudo treinou o responder por exclusão em cães por meio do ensino de discriminações condicionais entre objetos e seus respectivos nomes ditados e avaliou empiricamente a influência neste desempenho de dicas sociais humanas (gestos direcionados aos estímulos) quando estas eram direcionadas ao estímulo contrário. Os dois animais demonstraram rápida aquisição de controle pelo estímulo novo, controle que se manteve mesmo com a inserção de dicas sociais contrárias ao estímulo ditado (instruir oralmente a seleção de S+, porém apontar para S-). Foi evidente a influência das dicas sociais contrárias quando os estímulos eram familiares, com ruptura do controle preestabelecido. Discute-se a relevância deste estudo na comparação de diferentes aspectos do ambiente no comportamento canino, e enfatiza-se a necessidade de incluir sondas de controle pela novidade, para pesquisas futuras.

Palavras-chave: exclusão; aprendizagem animal; discriminação condicional; cães. 

Biografia do Autor

Maria Clara de Freitas, UFSCar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia  

Thaize de Souza Reis, UFSCar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia  

Táhcita Medrado Mizael, UFSCar

Departamento de Psicologia

Camila Domeniconi, UFSCar

Programa de Pós-Graduação em Psicologia  

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Como Citar

de Freitas, M. C., Reis, T. de S., Mizael, T. M., & Domeniconi, C. (2012). Responder de Cães por Exclusão em Tarefas de Discriminação Condicional. Interação Em Psicologia, 16(2). https://doi.org/10.5380/psi.v16i2.21938

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa