Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16049Palavras-chave:
experiências acadêmicas, mesorregiões do Rio de Janeiro, ensino superior, integração acadêmicaResumo
Esta pesquisa buscou identificar e comparar as características da adaptação à universidade dos estudantes do ensino superior, nas seis mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento, Questionário de Vivências Acadêmicas, foi aplicado em 500 estudantes. Encontrou-se, como principais resultados, que os estudantes da Região Metropolitana têm melhores escores no item “base para o curso”, que os alunos da Região Sul Fluminense apresentam maiores escores para os itens “relação com a família”, “autonomia pessoal”, “métodos de estudo”, “adaptação à instituição”, “gestão de recursos”, “autoconfiança”, “percepção de competência pessoal” e “ansiedade na realização de exames” e que os estudantes da Região Norte Fluminense tiveram melhor desempenho nos itens “bem estar físico”, “bem estar psicológico” e “relacionamento com os professores”.
Palavras-chave: experiências acadêmicas; mesorregiões do Rio de Janeiro; ensino superior; integração acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.