Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Adriana Benevides Soares UNIVERSO / UERJ
  • Thatiana Valory dos Santos Mello UNIVERSO / UNESA
  • Monique De Oliveira Moura Baldez UNIVERSO

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16049

Palavras-chave:

experiências acadêmicas, mesorregiões do Rio de Janeiro, ensino superior, integração acadêmica

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar e comparar as características da adaptação à universidade dos estudantes do ensino superior, nas seis mesorregiões do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento, Questionário de Vivências Acadêmicas, foi aplicado em 500 estudantes. Encontrou-se, como principais resultados, que os estudantes da Região Metropolitana têm melhores escores no item “base para o curso”, que os alunos da Região Sul Fluminense apresentam maiores escores para os itens “relação com a família”, “autonomia pessoal”, “métodos de estudo”, “adaptação à instituição”, “gestão de recursos”, “autoconfiança”, “percepção de competência pessoal” e “ansiedade na realização de exames” e que os estudantes da Região Norte Fluminense tiveram melhor desempenho nos itens “bem estar físico”, “bem estar psicológico” e “relacionamento com os professores”.

 

Palavras-chave: experiências acadêmicas; mesorregiões do Rio de Janeiro; ensino superior; integração acadêmica.

Biografia do Autor

Adriana Benevides Soares, UNIVERSO / UERJ

Doutora em Psicologia – Universidade de Paris XIProfessora Titular da Universidade Salgado de Oliveira e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thatiana Valory dos Santos Mello, UNIVERSO / UNESA

Mestranda em Psicologia - Universo Professora da Universidade Estácio de Sá

Monique De Oliveira Moura Baldez, UNIVERSO

Mestre em Psicologia – Universo

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

Soares, A. B., Mello, T. V. dos S., & Baldez, M. D. O. M. (2011). Vivências acadêmicas em estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.16049

Edição

Seção

Artigos