Síndrome do intestino irritável: um exercício em análise funcional do comportamento

Autores

  • Carlos Henrique Bohm Universidade de Brasilia
  • Lincoln da Silva Gimenes Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.15600

Palavras-chave:

análise funcional do comportamento, síndrome do intestino irritável, automonitora- mento, atividades diárias

Resumo

Na Síndrome do Intestino Irritável (SII), há a alteração na frequência das evacuações intestinais associadas ao quadro de desconforto abdominal. A etiologia desse problema de saúde ainda é pouco conhecida. A literatura psicológica fornece suporte para a compreensão da SII por meio do modelo de estresse, do modelo de motilidade intestinal induzida por contingências e do modelo operante. Neste estudo foi realizado um exercício em análise funcional do comportamento com uma portadora de SII por meio de entrevistas e automonitoramento (AM) prolongado dos sintomas e das atividades diárias, para verificar a existência de relações funcionais entre esses eventos. A participante apresentava um quadro de diarreia que teve remissão durante um período de férias, em função de alteração das demandas acadêmicas. Seus sintomas pareciam adiar atividades aversivas, indicando o controle operante. Este estudo demonstrou a possibilidade de se utilizar a análise funcional como um instrumento capaz de ajudar na compreensão da SII.

 

 

Palavras-chave: análise funcional do comportamento; síndrome do intestino irritável; automonitora- mento; atividades diárias.

 

Biografia do Autor

Carlos Henrique Bohm, Universidade de Brasilia

Mestre e doutorando em Ciências do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências no Comportamento. Departamento de Processos Psicológicos Básico, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília.

Lincoln da Silva Gimenes, Universidade de Brasília

Professor titular do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília. Doutor em Psychobiology pela Oregon Health & Science University.

Downloads

Como Citar

Bohm, C. H., & Gimenes, L. da S. (2010). Síndrome do intestino irritável: um exercício em análise funcional do comportamento. Interação Em Psicologia, 14(2). https://doi.org/10.5380/psi.v14i2.15600

Edição

Seção

Artigos