JUEGO EN ESCUELAS PRIMARIAS: UN ESTUDIO OBSERVACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/psi.v14i1.14299Palabras clave:
brincadeiras, escola, desenvolvimento infantil, diferenças de gêneroResumen
Esta investigación tuvo como objetivo determinar las formas de interacción social y tipos de juegos realizados por los niños cuando están expuestos a diferentes tipos de juguetes en el contexto escolar. Participaron del estudio once niños de entre siete y ocho años matriculados en la red escolar de las escuelas privadas. Durante tres meses los niños se observaron (en la habitación donde se prepararon series de los juguetes) dos veces a la semana en sesiones que duró treinta minutos. A través de análisis de datos se comprobó que los niños tengan una preferencia para jugar en grupos y separados por sexo. Además, el juguete educativo era la menos utilizada. Hipótesis para explicar estos datos también se presentan y analizan las consecuencias de jugar en la escuela todos los días.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.
