Compreendendo a aprendizagem da mãe na lida com seu filho num Centro de Terapia Intensiva pediátrico

Autores

  • Márcia Siqueira de Andrade centro universitário FIEO

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.12640

Palavras-chave:

aprendizagem, hospitalização, família

Resumo

Este estudo foi delineado de forma qualitativa, e teve como objetivo desvendar como mães aprendem sobre a assistência prestada ao filho internado em centros de terapia intensiva pediátricos. Foi realizado em um hospital geral particular, da Região Sudeste do Brasil. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com a mãe e observação participante. Os resultados demonstraram que a mãe aprende observando os profissionais de saúde e por meio das atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional. A mãe aprende a conviver e a compartilhar espaços limitados, tempos de atenção e dedicação ao filho e experiências de outros sobre como cuidar. A convivência educa a mãe e equipe multidisciplinar quando se compartilham crenças que permeiam as práticas cotidianas.

 

Palavras-chave: aprendizagem; hospitalização; família.

Biografia do Autor

Márcia Siqueira de Andrade, centro universitário FIEO

Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular e coordenadora do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional, nível mestrado no Centro Universitário FIEO -UNIFIEO. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos, FEBEM. O principal enfoque teórico que norteia os seus estudos está na articulação entre a Epistemologia Genética e Psicanálise. Outros autores como Foucalt têm influenciado seus trabalhos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita.

Downloads

Publicado

01-10-2011

Como Citar

de Andrade, M. S. (2011). Compreendendo a aprendizagem da mãe na lida com seu filho num Centro de Terapia Intensiva pediátrico. Interação Em Psicologia, 15(1). https://doi.org/10.5380/psi.v15i1.12640

Edição

Seção

Artigos